"Menino do Bairro Negro" José Afonso

Antes do 25 de abril a luta pelos direitos das crianças, fazia-se através das canções. 

                                                    capa do livro "JOSÉ AFONSO  OBRA POÉTICA" 

José Afonso, sofreu na pele, por ter tido a coragem de afirmar nos seus poemas e na sua música, o direito à liberdade à justiça, o direito à vida. 


https://youtu.be/FOlJOl07IfA?si=IL6yHGg_gYmz5aS0

Esta é uma das muitas canções, que representam bem a sua constante preocupação pelo próximo. A sua luta por um país e um mundo melhor. 

https://youtu.be/BMaLv9J3fBA?si=F_U2MZf5cXNYP0Pb

Menino do Bairro Negro

Olha o sol que vai nascendo anda ver o marOs meninos vão correndo ver o sol chegarMenino sem condição irmão de todos os nusTira os olhos do chão vem ver a luzMenino do mal trajar um novo dia lá vemSó quem souber cantar vira tambémNegro bairro negro bairro negroOnde não há pão não há sossegoMenino pobre o teu larQueira ou não queira o papãoHá-de um dia cantar esta cançãoOlha o sol que vai nascendo anda ver o marOs meninos vão correndo ver o sol chegarSe até da gosto cantar se toda a terra sorriQuem te não há-de amar menino a tiSe não é fúria a razãoSe toda a gente quiserUm dia hás-de aprender haja o que houverNegro bairro negro bairro negroOnde não há pão não há sossegoMenino pobre o teu larQueira ou não queira o papãoHá-de um dia cantar esta canção

                                         José Afonso  *  Baladas de Coimbra 1963

Muitos desses direitos ainda estão por cumprir no mundo.  Esperando o quê?

O que se passa na mente do ser humano?   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vamos vestir amanhã?

Exposição Voz ao Mar no dia da Consciência