Todos os dias são dias da TERRA

Queremos que todos os dias sejam dias da Terra 

Queremos que todos os dias sejam dias de Paz , de harmonia, de solidariedade e respeito pelos Direitos Humanos 

Na escola António Nobre, do Agrupamento das Laranjeiras, os alunos reuniram-se no dia 21 de abril para celebrar o dia da terra e numa homenagem simbólica à figura de Aristides de Sousa Mendes, construíram uma barca com  os elementos da família de Aristides. 
 O Projeto Voz ao Mar desejou que as escolas inscritas no projeto celebrassem o Dia da Terra, salientando uma vez mais a figura de Aristides, esse ser humano de excelência, considerado um "Justo entre as Nações",  fonte de inspiração para as novas gerações, lembrando a importância de sermos atentos aos valores mais altos do ser humano: respeito e amor ao próximo, viver de forma solidária, preservar a vida e o ambiente,  bens preciosos que nunca devem ser esquecidos.









Na escola Frei Luís de Sousa na manhã do dia 27 de abril a homenagem centrou-se na figura da escritora Matilde Rosa Araújo, professora, pedagoga e escritora, que presenteou ao longo da sua vida, crianças e adultos, com os seus contos e a sua poesia cheia de sensibilidade e ternura, numa viagem de maravilhosa fantasia.

Matilde Rosa Araújo, uma defensora incansável dos Direitos das Crianças


 Lembrámos a frase de Matilde, cantaram-se canções e alunos   de várias turmas e anos diversos, disseram poemas como o 
Sr. Mar, cantaram canções, plantaram e regaram uma laranjeira e alfazemas, que ficarão na escola como memória de um dia onde se falou de paz, alegria, solidariedade e amor ao próximo.

   Guardiãs do Sado 

 No dia 2 de maio  na escola das Laranjeiras, a turma do 
4º A e duas turmas do Jardim de Infância sala 1 e sala 4  reuniram-se no átrio da escola para homenagearem a memória de Aristides Sousa Mendes e para elogiarem o  valor do trabalho das Guardiãs do Sado, defensoras da vida no estuário do rio  Sado. Pescadoras e Biólogas Marinhas  têm um valor imenso no trabalho que vêm desenvolvendo em conjunto na defesa da sustentabilidade de um estuário tão rico e único. 
    
Foram distribuídas pelas turmas, sardinheiras para alegrarem os canteiros da escola. Foi explicado porque razão a árvore Ginko Biloba, oferecida à escola, é considerada o símbolo da força e da Paz, porque foi ela que sobreviveu ao bombardeamento da bomba atómica, na 2ª guerra mundial.  







      Ginko Biloba ,a árvore, símbolo da força e da paz .





Canções nas vozes dos alunos, alegraram a manhã na escola das Laranjeiras.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vieira da Silva e as Bibliotecas

FIOS DE LUZ 2024/25