Boas notícias, por um bem comum .
Alguns bons exemplos de jovens ativistas que tentam encontrar soluções para comportamentos errados e prejudiciais ao meio ambiente
Não basta apontar o dedo para os erros há que mudar comportamentos diários.
Motivar grupos de pessoas que nos são proximas é uma das formas de conseguir resultados positivos e juntar esforços para o bem comum.
💖
Vera Hernández, 11 anos
Estudante
* Vila nova da Barquinha
Foi depois de notar que havia "muito lixo " no chão na sua escola que Vera Hernández decidiu criar o grupo EcoLife. Composto sobretudo por estudantes da sua turma do sexto ano , em Vila Nova da Barquinha, o grupo recolhe e separa lixo todas as quartas feiras, nos intervalos de 20 minutos. Encontram latas, objetos de metal, pacotes de pastilhas e "muito plástico". O grupo existe desde o início do ano e surgiu depois de vera ter visto um vídeo numa aula da disciplina de Cidadania. "Era um vídeo da Brigada do Mar em que estavam a apanhar lixo numa praia. inspirei-me e também quis fazer isso na escola ". Vera é espanhola e lembra que na sua antiga escola não encontrava tanto lixo. Quando for mais velha , a aluna de 11 anos quer ser bióloga marinha . Por agora, o principal objetivo do EcoLife" é ir até uma praia para apanhar lixo".
💖
Joana Bacelar Virgy, 29 anos
Gestora de programas e dirigente do Corpo Nacional de escutas
* Cascais
O trabalho de Joana Bacelar concilia duas das suas paixões:o escutismo e a sustentabilidade do planeta. Depois de viajar pelo mundo e de ter trabalhado nas embaixadas de Portugal em Dublin e Moscovo, Joana é hoje coordenadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentávelno Corpo Nacional de Escutas (CNE) , uma organização que congrega 62000escuteiros em Portugal.
Assumiu este desafio pouco tempo após a conclusaõ do mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG; em 2018. O CNEjáorganizou cerca de 100 sessões para transmitir a mais de 20 000 jovens a relevância dos objetivos da agenda das Nações Unidas.
"É preciso que as crianças e os jovens compreendam por que razão é importante despoluir um rio", exemplifica Joana. Não basta organizar uma campanha de recolha de resíduos na zona ribeirinha se quem participa não entende o alcance ecológico deste gesto, explica. Em 2021, Joana venceu prémio Menssengers of Peace Heroes.
Comentários
Enviar um comentário